Olá Visitante! É bom revê-lo!  

Se você já é cadastrado

faça o seu login

Usuário  
 
Senha  
 

Ainda não é Cadastrado?    
Esqueci minha senha     

Águas e Efluentes

       

Biodiesel

       

Contabilidade Ambiental

       

Desenvolvimento Sustentável

       

Ecologia

       

Educação Ambiental

       

Gestão

       

Licenciamento

       

Poluição

    

Resíduos Sólidos

       

Ajuda  
Anuncie aqui  
Blogs  
Busca Especial  
Calendário de Eventos  
Colunistas  
Diretório de Cursos  
Diretório de Empresas  
Diretório de Links  
Empregos  
Enquetes  
Pesquisas  
Promoções  

Voltar para o menu principal

 
Ar | Colunas Home Mapa do Site Contatos
 

Poluição de motos é maior que a de carros. Pasme!

 

 


Li com grande entusiasmo a entrada de uma marca de motos elétricas no Brasil, para breve. O assunto despertou minha curiosidade e comecei a pesquisar na internet. Na verdade é mais uma marca. Isso mesmo, caso você também não saiba, já existe uma moto elétrica sendo vendida no nosso país.

A marca Motor Z já está estabelecida e com uma grande rede de revendedores em todo o território nacional. Naveguei pelo site da empresa e outros. Achei qualidades e problemas como em qualquer matéria.

Preciso confessar: fiquei fascinado de pensar em rodar quilômetros sem emitir gases nocivos ao meio ambiente. Tudo bem que ela ainda não tem muita potência e ainda não tem muita autonomia. Nada que o tempo não resolva.

A outra marca promete mais vantagens, mas é preciso aguardar a introdução no mercado para falar concretamente. Vi alguns dias depois uma reportagem na Rede Globo sobre o assunto e entrevistaram um ecologista, na Inglaterra. Ele dizia não ver muita vantagem, pois, em seu país a energia elétrica vem de Usinas Termelétricas movidas a carvão mineral que lançam grande quantidade de poluentes também.

Ainda bem que não é o nosso caso, pois no Brasil mais de 75% da energia vem de Hidrelétricas que não geram grande quantidade de poluentes. Emitem CO2, contribuindo para o Aquecimento Global, mas em quantidades muito menores que as emissões das Usinas citadas na Inglaterra.

E a poluição das Motos?

Tentando aprofundar-me um pouco mais no tema, decidi verificar a poluição das motos hoje utilizadas no Brasil. Fiquei chocado com o que encontrei. Nossas motos atuais poluem mais do que os carros e, em alguns poluentes, mais até que caminhões.

Duvidei dos primeiros dados que diziam que a emissão de Monóxido de Carbono em gramas/quilômetro rodado era maior nas motos. Caí na realidade quando visitei o site do próprio IBAMA. Aconselho que você faça o mesmo e verifique os dados dos diversos veículos automotores. Não há como negar. Unitariamente as motos emitem mais poluentes por g/km do que carros e outros.

Boas notícias para 2009

As boas notícias são que a Legislação Brasileira obriga os fabricantes nacionais a reduzirem os índices de emissão de gases, o que já vem ocorrendo, e 2009 será o ano decisivo em que alcançaremos os níveis desejados.

Caso tenha tempo disponível e goste do tema ambiental, entre na página principal do IBAMA em www.ibama.gov.br e clique em "Fale Conosco". Envie uma mensagem incentivando a aumentar o rigor na Legislação da emissão de poluentes por veículos automotores no Brasil.

O Ativismo Ambiental pode ajudar a mostrar às autoridades a opinião da população sobre os mais variados temas, além de dar um gostinho especial ver sua idéia sendo implementada no futuro.

Pense Verde!

Links:

Emissão de Poluentes

http://www.ibama.gov.br/proconve/login.php

www.motor-z.com.br
 


 

 Comentar

(É preciso ter efetuado seu login para comentar este texto)

 
 Últimos Comentários

Antonio Nunes Jr - 30/01/2009 - 08h57m

Olá, Álvaro Sad, Sobre poluição de motos convencionais e opção por elétricas, veja a matéria "Motos à combustão poluem mais que automóveis, mas ainda assim mercado para moto elétrica é muito restrito" (http://www.abve.org.br/destaques/2007/destaque131.asp).

 Veja Todos os Comentários

 

Voltar Para Índice de Colunas

 

 
 

Álvaro Sad

Palestrante com Ênfase em Meio Ambiente e Aquecimento Global

 
 

 
Menu de Ar
Artigos
Colunas
Destaques de Colunistas
Teses e Monografias
Vídeos

 
Publicidade

 
 
Publicidade

Assine nossos Feeds.

Saiba como!

 
Avantta Consulting

 

  Sobre Universo Ambiental | Publicidade | Fale Conosco | Política Um Projeto Juliano Pozati | New Brand Experiences